sábado, 16 de março de 2013

Adeus Barriga Inchada!


Barriga inchada, mas não só inchada, enorme, fazendo você se sentir uma bota? Quem nunca passou por isso? E se você nunca passou por isso então suma daqui, que você não sabe o que é passar a semana sem "ir aos pés!" E por isso eu estou lhe invejando um pouquinho (admito)... Ok, continue lendo você, que tem essa sorte, pois essas dicas vão lhe ajudar também!

Não, isso não é uma propaganda para o Activia, da Danone, não diretamente pelo menos. A verdade é que sentir aquela barriguinha protuberante incomoda, muito, mas o desconforto que sentimos quando finalmente conseguirmos "mandar um fax" é tão grande, que por breves momentos desejamos aquela barriguinha durinha de volta. O jeito de conseguirmos a regularidade intestinal tão sonhada não é tão difícil e nem de longe impossível, porém para que de certo é necessário disciplina se não, não adianta nada e você está apenas adquirindo um conhecimento que nem vai usar! 

Vamos por partes, como diria Jack Estripador, as causas dessa constipação são três: falta de exercícios físicos, consumo de pouca água e consumo de poucas fibras. Cada organismo possuí suas peculiaridades de funcionamento; entretanto, o que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para outra e desta forma cabe a você buscar o melhor tratamento para o seu corpo. Mas por que essas sãos as causas desse desconforto? Simples  (eu sei é muito nojento falar de fezes, mas é importante), para que o bolo fecal se forme é necessário que haja fibras no seu organismo, cerca de 50% do que você consome precisa ser constituído por fibras, já para que não fique um troço horrivelmente duro e impossível de ser mandado embora é importante o consumo de 2 a 3 litro de água, para facilitar o processo. Ta mas e os exercícios para que? Por que além de deixar você mais bonita e saudável é fundamental para movimentar a musculatura intestinal. 


Dicas Finais:

O consumo de fibras pode ser feito de maneira bem variada, você pode consumir linhaça, granola, azeite de oliva (esse você poe uma colher na salada, que nem vai sentir o gosto, que por sinal é horrível!) essas três fontes de fibras são muito apetitosas e além de auxiliarem no funcionamento do intestino lhe ajudam a ter uma pele mais bonita, cabelos, unhas e previnem vários outros problemas, até mesmo câncer além de problemas cardíacos! Outra boa pedida são as frutas, que além de baixa caloria são muito saborosas, como mamão (que eu particularmente detesto!) ameixa, laranja, manga, maçã, pera, kiwi, abacaxi, entre outros. Legumes são ótimos, folhas em geral e os iogurtes com fibras são deliciosos e ainda ajudam no processo!
Caso você queira variar um pouco não precisa consumir somente água, pode consumir chás e sucos, mas o ideal é que o suco seja natural, já que os industrializados contem sódio que provoca sensação de inchaço.
E por último mas não menos importante, praticar atividade física regular, eu sei a preguiça as vezes grita, mas é importante e pode ser algo bem divertido se você arrastar sua melhor amiga junto, vocês podem caminhar, correr, andar de bicicleta, até mesmo dançar pode ser muito divertido e além de te ajudar te deixará mais animada e disposta para realizar outras atividades, Outras opções também é realizar abdominais, caso você prefira ficar mais parada, ou tenha pouco tempo para sair, mas mude outros hábitos, como ao invés de subir de elevador ou escada rolante vá de escada, leva mais tempo eu sei mas já é uma atividade física! Cuide-se amasse pois isso nos faz tão bem e tão felizes que é maravilhoso!




CUIDADO! 

A linhaça para melhor absorção precisa ser triturada (pode ser no liquidificador), porém se ela ficar mais de 3 dias armazenada depois de triturada perde suas funções benignas para o organismo, ao iniciar o consumo de granola, essa não deve ser consumida no horário noturno, e ao iniciar sua ingestão é necessário beber muito líquido durante o dia.


-Karoline Avila

Nenhum comentário:

Postar um comentário